Acampamento de férias: 5 benefícios para as crianças

Oba, férias! Uma palavrinha mágica que, por um lado, traz um sorriso de alegria e, por outro, uma certa preocupação. Estamos a pouco mais de 2 meses das férias de julho e, mesmo que pareça longe, este já é o momento de planejar o que fazer no período sem aulas. Nem sempre as férias escolares dos filhos encaixam com as férias dos pais e, nesses casos, surge a pergunta: o que fazer com as crianças? Como entreter os pequenos, ou mesmo adolescentes, durante todo o mês de recesso escolar? Como evitar que seus filhos fiquem grudados nas telas dos computadores, smartphones e televisão? Uma solução prática que tem ganhado cada vez mais famílias brasileiras é o acampamento de férias.

Muito além da praticidade, os acampamentos de férias trazem benefícios sólidos para formação e desenvolvimento das crianças e adolescentes. E não estamos falando apenas de diversão, na verdade nem somos nós que estamos falando. A conclusão é da Universidade de Waterloo, no Canadá. Os pesquisadores identificaram pelo menos 5 benefícios que a experiência em um acampamento proporciona para crianças e adolescentes.

1. Socialização

Um acampamento de férias oferece a oportunidade para a criança conviver intensamente com outras crianças, muito mais do que na escola. É um momento de criar laços de amizades e de conviver com diferenças, ou com outras crianças que não compartilhem afinidades. Ou seja: é um exercício de aproximação, construção de laços e tolerância.

2. Superação

Uma vez sem os pais por perto, a criança percebe que pode e deve se virar por conta própria. Em situações básicas do dia a dia, como organização das roupas e higiene. Sem a presença dos pais, a criança terá que arrumar a própria cama e cuidar da própria vestimenta. Aqui, são trabalhadas as noções de responsabilidade e autocuidado, além de estimular a capacidade de aprender informações novas de diferentes áreas.

3. Habilidades de liderança

A pesquisa canadense constatou que, além de tomar decisões por conta própria, a experiência em um acampamento faz com que a criança tenha oportunidade de assumir a liderança e mobilizar o grupo. Ou seja, o estímulo da confiança é reforçado durante as atividades em grupo. Tanto autoconfiança como a confiança do/no outro.

4. Atividades físicas

Em vez de ficar em casa grudados na tela do computador ou tablet, as crianças praticam atividades físicas, mostrando que a vida pode ser muito mais divertida longe do vídeo game. Vale ressaltar que uma atividade física nunca está sozinha. Ela vem acompanhada da interação com outras pessoas, da descoberta de habilidades esportivas e dos limites do próprio corpo.

5. Amar a natureza

Para quem mora em grandes centros, o contato com a natureza é cada vez mais escasso. No acampamento, a criança tem a oportunidade de desenvolver atividades ao ar livre, convivendo e aprendendo com a natureza viva. Essa experiência desperta a percepção de pertencimento nas crianças, de fazer parte de um todo. Muitos estudos apontam as melhorias na saúde e bem-estar de crianças e adolescentes em contato com a natureza. Entre eles, a facilidade de respiração, melhora na pressão arterial e na saúde mental, incluindo bom humor, redução do estresse e prevenção à depressão.

2019-05-30T14:53:48+00:0017/04/2019 at 5:09pm|0 Comments

Leave A Comment