5 motivos para levar seu filho a um acampamento de verão

As férias estão chegando e se você ainda não decidiu ou não sabe quais atividades vão ajudar no entretenimento e diversão de seu filho(a) durante as férias de verão, saiba que um acampamento educativo é uma escolha perfeita para crianças e pré-adolescentes aproveitarem a estação mais quente do ano.

Participar de um acampamento educativo dá aos jovens a oportunidade de viver experiências que são muito significativas para a formação de personalidade e caráter. Por isso, entre tantos benefícios, escolhemos dividir com vocês 5 motivos pelos quais você deve incentivar e levar seu filho(a) para viver a delícia de um acampamento de verão. Vamos lá conhecê-los?!

 

1. Aprender a compartilhar

Em um acampamento educativo seu filho(a) terá contato com várias outras crianças e vai realizar diversas atividades em grupo, que lhe ensinarão da melhor forma como compartilhar ideias, vivências e conhecimentos com outras crianças. Atividades como gincanas, passeios e jogos que acontecem nos acampamentos, como o Jully Camp, são importantes para aprendizagem desse valor fundamental e para o viver em sociedade. 

2. Desenvolvimento de habilidades sociais

Outra vantagem das atividades em grupo é o desenvolvimento das habilidades sociais. As crianças podem criar laços de amizades e trabalhar valores como empatia, generosidade e a aceitação do outro, aprendendo a viver melhor a coletividade. Embora cada criança ou adolescente tenha uma personalidade própria, alguns são mais quietos, tímidos, já outros podem ser mais extrovertidos. É nesse ponto que as práticas de socialização acabam por ajudar a vencer pequenas barreiras de comunicação. É a partir da interação com o outro que as crianças aprenderão a lidar e respeitar as diferenças, assim como a encarar os problemas cotidianos com mais confiança.

3. Autonomia

Longe dos pais, a criança se torna mais independente e precisa se adaptar ao novo meio em que está inserido. Ao realizar atividades, sejam coletivas ou individuais, a criança tem um ganho considerável de aprendizado e autonomia. Neste ponto é importante ressaltar que ter autonomia não significa apenas ter a capacidade de fazer algo sozinho. Antes disso, o desenvolvimento de autonomia está relacionando diretamente à formação da consciência moral, à capacidade de fazer escolhas, tomar decisões e estabelecer critérios pessoais de julgamentos e responsabilidade. 

4. Esporte e aventuras

Hoje em dia as crianças passam boa parte do tempo conectadas, seja no celular, computador ou videogame. Crianças e adolescentes, em todo o mundo, passam cada vez mais tempo conectados. Dados do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) apontam que 80% da população nacional entre 9 e 17 anos acessam a internet. Desse total, pelo menos 60% navegam diariamente pela web. Em um acampamento educativo a criança se desconecta das tecnologias e tem a oportunidade de praticar mais esportes e se divertir em diversas atividades recreativas ao ar livre que são um estímulo à socialização e à autonomia, como dissemos anteriormente. De uma maneira bem simples, os acampamentos de férias representam um “respiro” necessário em tempos em que jovens estão, cada vez mais, “perdidos” pelo mundo digital.

5. Aprendizado de sobrevivência

Por fim, com um maior contato com a natureza, com indivíduos com interesses e desafios semelhantes, um acampamento de férias acaba por promover o conhecimento sobre meio ambiente, além da superação de desafios individuais e do trabalho em equipe, possibilitando o aprendizado de técnicas de sobrevivência essenciais, mesmo que seu filho viva na cidade grande. Este aprendizado pode variar bastante, desde acampamentos mais temáticos aos que trabalham temáticas mais generalistas.  

Escolha o acampamento ideal!

Cada criança e adolescentes carrega características próprias. Uns gostam mais de esportes, outros preferem atividades mais calmas. Outros podem ter uma inclinação artística, enquanto uns são mais práticos e diretos. Seja qual for o caso, sua escolha deve estar alinhada à intenção de potencializar a experiência de acampamento, escolhendo a melhor opção para o seu filho(a). Isso não quer dizer que deva optar por um acampamento de nicho. 

Opções com apelo mais amplo podem desenvolver outras capacidades na criança, até então latentes. E mesmo que encontre um acampamento aparentemente ideal, não deixe de considerar outras opções. Atente à história do acampamento, a equipe, infraestrutura e atividades. Se possível, converse com outros pais antes de fazer a escolha.

Saiba mais sobre as atividades, equipe e o período de inscrição para a temporada de verão do acampamento Jully Camp, que vai acontecer entre 12 a 18 de janeiro.  

A temporada de verão do Jully Camp se aproxima! Conheça nossa proposta de acampamento educativo e fique por dentro das nossas promoções. Acesse nosso site e tire suas dúvidas!

2019-11-21T19:34:24+00:0021/11/2019 at 7:34pm|0 Comments

Leave A Comment