7 dicas para melhorar a socialização das crianças

Durante a fase de desenvolvimento de uma criança é muito comum encontrar alguns pais e responsáveis preocupados com a relação e interação dela com outras crianças.

Seja porque a criança não tem um contato tão frequente com outras, seja por ser mais tímida do que o convencional. Ou no caso de filhos mais velhos que possuem resistência com seus irmãos mais novos ou mesmo filhos únicos.  O fato é que a  socialização das crianças é um ponto que deve ser observado e estimulado pelos pais.

Para promover uma boa socialização, os responsáveis precisam tomar algumas atitudes práticas, porém isso nem sempre é uma tarefa fácil.

A importância de incentivar a socialização infantil

A socialização, ou a prática de interações sociais, é uma parte muito importante das relações humanas. Pois contribui para o desenvolvimento de vínculos e para a definição da personalidade de cada indivíduo.

É evidente que cada criança possui uma personalidade própria, algumas são mais tímidas que outras ou mais criativas. Porém, é por meio de práticas de socialização que elas aprenderão a se comunicar com o restante do grupo, seja ele qual for. É a partir da interação com o outro que elas aprenderão a lidar e respeitar as diferenças, assim como a encarar os problemas do dia a dia.

Esse processo é trabalhado principalmente nas escolas, na educação infantil, onde os próprios professores combinam atividades de socialização, aprendizado e desenvolvimento. Inclusive, nas escolas é onde muitas crianças têm um primeiro contato com um “grupo”.

Porém, não é a escola sozinha que irá melhorar a socialização das crianças. É preciso que os pais e responsáveis estejam engajados nesse processo e tomem atitudes práticas para as ajudar. Nos separamos algumas dicas para auxiliar no processo:

1. Faça da socialização uma prática familiar

Se toda a família em questão não está acostumada a manter uma vida social e um convívio relativamente amplo, os seus filhos também terão dificuldades para socializar. E poderão, não raro, se tornar crianças reclusas e tímidas. Por isso, é importante que essa prática seja feita em conjunto com toda a família. Se possível promovendo encontro com outras famílias que possuam crianças de idades próximas.

2. Frequente lugares adequados para crianças

Frequentar parques, praças, brinquedotecas e outros lugares voltados para crianças é uma excelente forma de promover a socialização. Nesses ambientes as crianças tendem a interagir entre si, principalmente, durante as brincadeiras.

3. Aproxime as crianças que estão perto

Sempre existe um primo, sobrinho ou mesmo vizinho que está sempre por perto. Converse com os pais dessas crianças e juntos procurem promover encontros e atividades entre elas. Essa é uma forma de mantê-las entretidas e socializando.

4. Incentive atividades coletivas

Colocar o seu filho desde cedo na escolinha ou em algum esporte ou atividade em grupo é uma boa inciativa. Assim ele passa, desde cedo, a ter contato com outras crianças e a aprender como conviver em sociedade.

5. Participe de eventos

É muito comum que as escolas, prefeituras, igrejas, grupos, entre outros lugares, promovam eventos voltados para as crianças. Além de brincadeiras e atividades focadas no aprendizado, elas também estarão em contato com outras crianças da mesma faixa etária, socializando.

6. Não seja superprotetor

Um problema muito comum que atrapalha a socialização das crianças é a superproteção dos pais. Essa prática, além de restringir o contato e a participação das crianças em atividades, também pode prejudicar o seu desenvolvimento social.

7. Lembre-se que isso é um processo

Como qualquer outra atividade relacionada ao desenvolvimento infantil, a socialização é um processo que deve ser feito com calma, sem sobrecarregá-la ou forçá-la a algo. O ideal é que os pais e responsáveis introduzam suas crianças aos poucos e de maneira que eles fiquem confortáveis com as atividades em questão.

A socialização é uma parte muito importante do desenvolvimento de uma criança. Por isso, não deixe de colocar essas atitudes em práticas e de incentivar seus pequenos!

Conheça mais sobre a história e atividades do Jully Camp!

Siga-nos nas redes sociais e veja como é o dia a dia das crianças durante nossas temporadas.

2019-09-17T17:11:01+00:0017/09/2019 at 5:11pm|0 Comments

Leave A Comment