7 jogos para estimular a concentração em crianças

Seu filho é aquela criança que não para quieta, superativa e um tanto dispersa?  É natural que uma criança se distraia com facilidade, atraída por qualquer coisa que aconteça ao seu redor. Vivemos um mundo em que tudo acontece ao mesmo tempo e a criança sente isso desde a primeira idade. Mas é preciso estar atento. Essa pressão constante pode resultar em dificuldade de concentração e comportamento demasiadamente agitado.

Para evitar isso é preciso criar meios para trabalhar a atenção da criança. Essa tarefa tornou-se um desafio para os pais. É importante que a criança direcione seus sentimentos e agitação para uma atividade específica, que possa “apaziguar” o turbilhão. Veja 7 brincadeiras e atividades recomendadas para estimular o foco e concentração dos pequenos.

Jogos de tabuleiro

Esses jogam costumam envolver estratégias de raciocínio lógico. Isso envolve a oportunidade de trabalhar o sentido de planejamento e ordem com a criança, impedindo a ação impulsiva. Além disso, muitos jogos também oferecem uma grande riqueza simbólica, proporcionando que a criança desempenhe variados papéis.

Mímica

Outra brincadeira que pode render horas de risadas e diversão. O jogo da mímica estimula a criança a fazer associações, pensando em como representar o objeto em questão. Fazer associações de palavras é um estímulo cognitivo muito positivo. A dica é encontrar temas que sejam interessantes para a criança, como personagens de filmes ou desenhos.

Ligar pontos

Sabe aquelas revistas de pintar e ligar pontos? Elas são aliadas para incentivar a concentração das crianças. Essas publicações já fazem muito sucesso com a garotada, justamente por serem fáceis e simples de compreender. Além da contenção, a brincadeira trabalha a coordenação da criança. A curiosidade para ver a forma do desenho pronta é um motivo para manter o foco na atividade.

Dominó

Um jogo clássico que, até hoje, reúne muitos adultos e que também é muito positivo para os pequenos. Ao unir imagens iguais e desenvolver a capacidade de estratégia, aos poucos a criança vai discernindo quais jogadas fazer considerando o momento ideal para agir.

Jogos de montar e pintar

Esses jogos estimulam a agilidade, imaginação e concentração. Ao unir cada parte de montar, a criança se vê numa situação de construir, erguer e desfazer a obra. Sempre analisando como pode ficar melhor. Já a atividade de pintar desenhos, como mandalas, é uma forma de acalmar as crianças mais inquietas. Colorir exige paciência, concentração e esforço!

Labirintos e jogo dos 7 erros

Fundamental para trabalhar o foco da criança. Labirintos fazem com que o pequeno verifique qual o melhor caminho para encontrar a saída, exigindo concentração e paciência. Na mesma revistinha do labirinto também há o jogo dos 7 erros, perfeito para trabalhar a atenção aos detalhes.

Amarelinha e teatrinho de faz de conta

Ambas as atividades envolvem comunicação, concentração e criatividade. Com um giz na mão a criança pinta a amarelinha, chama os amigos para brincar e aprende sobre socialização, tolerância e limites. Além de trabalhar a coordenação motora. O teatro de fantoches faz com que as crianças reproduzam situações reais de uma forma criativa. A atividade também atua como recurso para equilibrar afeto e intelecto a partir das representações teatrais.

Conheça as atividades do Jully Camp!

Nossas temporadas estão repletas de brincadeiras educativas. Acesse nosso site e saiba mais!

2019-08-21T12:49:54+00:0021/08/2019 at 12:49pm|0 Comments

Leave A Comment