Atividades para fazer com filhos adolescentes

Educar um adolescente pode ser uma tarefa mais complicada do que ensinar uma criança. Os adolescentes tendem a ser mais teimosos e a fazer tudo do jeito deles, o que dificulta o processo educacional.

A criança deseja apego e semelhança com os pais, o que torna a criação mais fácil e prática. Já durante a adolescência o movimento acontece um tanto no sentido oposto. Por isso, às vezes fica complicado para os pais estabelecer uma conexão com os filhos nessa fase.

Relação entre pais e filhos na adolescência

O adolescente quer se afastar da antiga dependência infantil e se diferenciar dos pais. Eles procuram independência e individualidade. Em resposta, atentos à segurança e à responsabilidade, os pais começam a deixar o jovem buscar mais liberdade para crescer. Mas a adolescência não é fácil. Crescer exige renunciar ao antigo e familiar, para lidar com o novo e desconhecido.

Durante o início e o meio da adolescência (até os 15 anos), os jovens podem ter uma baixa autoestima por várias razões. Por exemplo, para crescer, eles tiveram que deixar de lado muito do que era valorizado na infância. O relacionamento com os pais se torna mais contencioso. A puberdade aumenta a autoconsciência das mudanças físicas que não se pode controlar e as responsabilidades podem ser assustadoras.

Por essas e outras razões, o adolescente acaba se tornando mais inseguro em termos de desenvolvimento. Como estão passando por diversas mudanças, relacionar-se com eles pode ser um desafio para os adultos. Conectar-se com alguém que está mudando rapidamente pode ser difícil, mas existem algumas maneiras para se aproximar do filho(a) adolescente.

Passem mais tempo juntos: 5 dicas de atividades

Muitas vezes os pais não passam tempo suficiente com seus filhos, mas isso é normal devido a correria do dia a dia. Procure reservar um tempo livre todos os dias para conversar e perguntar se está tudo bem com seu filho. Se ele precisa de ajuda em algum dever de casa, conselho em algo ou até mesmo se ele está disponível para sair e tomar um sorvete. Além disso, você pode propor algumas dessas atividades:

1.   Tour pela cidade

Se vocês não estão com tempo ou orçamento para uma viagem curta ou para férias em família, que tal fazer um tour pela própria cidade? Fazer um piquenique no parque, visitar museus, andar de bicicleta. Mesmo que sua cidade seja pequena, sempre é possível encontrar lugares legais para passar um tempo em família.

2.   Cinema

Filmes são uma ótima opção de entretenimento. Você pode propor uma ida ao cinema mais próximo ou mesmo fazer uma noite de cinema em casa. Prepare bastante pipoca e separe os filmes preferidos da família. Você pode também pedir para o seu filho fazer uma lista dos seus três filmes preferidos e fazer uma maratona com ele.

3.   Cozinhar em família

A comida tem o poder de unir as pessoas e proporcionar deliciosos momentos. O preparo das refeições também pode se transformar em uma excelente atividade para fazer em família. Separe um dia na semana para que vocês possam cozinhar juntos. Peça para o seu filho fazer o cardápio e divida as tarefas. Será um momento de muito diálogo e diversão.

4.   Praticar esportes

Encontre um esporte que você e seu filho possam praticar juntos. Separe pelo menos um final de semana por mês para praticar esportes ao ar livre, por exemplo. Correr, caminhar, andar de bicicleta, nadar, a lista é ampla. Os esportes são excelentes aliados para o fortalecimento dessa conexão entre pais e filhos. Principalmente, no período conturbado que é a adolescência.

5.   Acampar

Acampar com seu filho é a melhor maneira para se conectar e se tornar mais íntimo! Mas fique tranquilo, você não precisa ir muito longe para se divertir e passar um tempo com seu filho na natureza. Existem inúmeros acampamentos dentro da cidade que proporcionam uma experiência incrível em família.

Conheça o Jully Camp

O acampamento conta com um espaço perfeito para a realização de projetos didáticos e acampamentos escolares. Mas a atividade principal fica por conta das tradicionais temporadas de acampamento!

O espaço possui alojamentos amplos e confortáveis, com banheiros privativos. As áreas de lazer cotam com duas piscinas cercadas, campo de futebol e quadra de vôlei. Além de tirolesa sobre lago, lona de sabão, lago para pescaria esportiva, caiaques, barcos e inúmeras outras atividades. No Jully Camp a regra é se divertir, relaxar e, principalmente, proporcionar momentos inesquecíveis para seu filho!

Saiba mais sobre as temporadas de acampamento do Jully Camp em nosso site!

2019-09-25T15:27:31+00:0025/09/2019 at 3:27pm|0 Comments

Leave A Comment