Brincadeiras ao ar livre: a importância do contato com a natureza

Estimular as crianças a brincar ao ar livre já foi uma tarefa mais fácil. O fato de terem nascido na “era digital” faz com que as crianças, desde pequenas, sejam incentivadas a permanecer conectadas 24 horas por dia. A segurança é outro fator que mantém muitas crianças dentro de casa. Mas será que a vida entre quatro paredes é, realmente, saudável?

É importante lembrar que ter contato com a natureza na hora da diversão não é apenas uma forma de lazer.  É também uma prática essencial para a educação ambiental, o desenvolvimento infantil e, inclusive, para o relacionamento familiar.

As brincadeiras, em geral, são uma parte importante para o amadurecimento das crianças. Elas incentivam o raciocínio, o reflexo, a autoconfiança, a socialização e muito mais.

Já brincar ao ar livre traz ainda mais benefícios, principalmente, em contraste com o uso de aparelhos eletrônicos. Inclusive, há estudos comprovando que a “vida em telas” é responsável por transtornos como hiperatividade, ansiedade, depressão, agressividade, entre outros.

Estar em contato direto com a natureza faz com que a criança conheça melhor o mundo à sua volta. Interagindo com as cores e texturas da natureza e outras características do espaço, elas entendem desde cedo a importância de cuidar do meio ambiente.

Os benefícios de brincar ao ar livre

Se brincar, de qualquer forma, já é bom, brincar ao ar livre é melhor ainda. Confira 6 benefícios:

1.   Liberdade

Atualmente, as crianças crescem em ambientes fechados e muito vezes imersas em dispositivos eletrônicos. Assim, ao entrar em contato com a natureza, essas atividades são percebidas inconscientemente como uma forma de liberdade, expandindo o mundo e as possibilidades.

2. É essencial para o desenvolvimento da criança

Brincar ao ar livre auxilia no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo das crianças. Com contribuições para melhorias na forma de raciocinar, na atenção e concentração, nos reflexos e na autoconfiança. Essa prática também promove a socialização com outras crianças e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

3. Promove a autonomia

A menos que seja um esporte ou uma atividade em grupo, não existe ninguém controlando o que as crianças devem fazer. Elas podem escolher em qual brinquedo ir, quem chamar para a acompanhar e o que fazer naquele ambiente. Essas atitudes promovem a autonomia e a independência desde cedo.

4. Criatividade

É possível criar as próprias brincadeiras, idealizar histórias usando o ambiente e brincar da forma que desejar. Essas possibilidades contribuem de maneira positiva para a criatividade. Ao contrário dos videogames e seus roteiros prontos, por exemplo.

5. Saúde

O contato com a natureza é essencial para a saúde. Como já citamos, essa prática contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e também atua na prevenção da ansiedade e obesidade infantil.

Além disso, essa prática também potencializa diversas funções cerebrais, melhora o sono e evita problemas de visão.

6. Contato com o próximo

A socialização é uma parte fundamental para o crescimento e, por isso, também merece atenção. Ter contato com outras crianças desde cedo ajuda a fazer com que as crianças percam a timidez e aprendam a lidar com o próximo.

Como fazer para as crianças brincarem ao ar livre?

Uma das práticas fundamentais para que isso aconteça depende dos pais e responsáveis. É preciso que os pais atuem como exemplo. Isto é, guardando o celular, chamando as crianças para brincar e, inclusive, brincando com elas de esconde-esconde, pega-pega ou pulando corda, por exemplo.

Também pode ser preciso tirar de perto as distrações dos aparelhos eletrônicos, tais como celular, televisão e videogames. Controlar o uso desses dispositivos também faz toda a diferença para que a criança procure outras formas de se divertir e vá brincar ao ar livre.

Com crianças mais velhas pode ser preciso um esforço maior, tanto para trocar os eletrônicos pela natureza quanto para algumas brincadeiras. Porém, também é muito importante que elas mantenham esse contato externo. Afinal, estão em constante desenvolvimento e essa prática pode ser fundamental para o seu futuro.

Conheça as atividades do Jully Camp! Fique atento à data da nossa temporada de verão e permita que seu filho (a) viva uma experiência enriquecedora. Acompanhe-nos nas redes sociais!

2019-10-18T11:30:40+00:0018/10/2019 at 11:12am|0 Comments

Leave A Comment