Como ajudar as crianças a fazerem novos amigos
Você já deve ter notado qual é o perfil de comportamento do seu filho. Algumas crianças são mais introvertidas, com dificuldade para se abrir e fazer novos amigos. Já outras são mais abertas e conversam com praticamente todo mundo. Claro que as extrovertidas costumam fazer amizades com mais facilidade, mas todas podem precisar da sua ajuda para fazerem novos amigos em algum momento.
Fazer amigos é muito mais do que ter alguém para conversar. É também uma oportunidade de aprendizado que as crianças usarão muito por toda a vida. Às vezes, até mesmo adultos enfrentam dificuldades em fazer amizades, não é mesmo? O problema não está na criança que não consegue fazer amigos, mas na forma como ela aprende a fazer isso. Sendo assim, é muito importante incentivar os pequenos a tentarem desde cedo.
Se você quer ajudar o seu filho a fazer amigos, siga as dicas abaixo:
Informe-se sobre o assunto
Estar bem informado sobre o tema é essencial. Para tanto, busque livros e artigos que ajudem você a entender a importância da socialização na infância. Essa medida vai te mostrar técnicas e você aprenderá a traçar um plano de ação com seu filho.
Mantenha o diálogo aberto
Deixe claro que seu filho tem abertura para conversar sobre qualquer coisa com você, inclusive sobre a dificuldade para criar novas amizades. Ao ouvir a criança, você vai entender melhor o problema e saberá como auxiliá-la.
Incentive a socialização em casa
Os pais são um forte modelo de relação social para os filhos. Muitas vezes, os pequenos espelham o comportamento dos pais em situações sociais, inclusive dentro de casa. Caso a criança não tenha irmãos ou primos, uma dica é incentivar que ela convide colegas de classe, vizinhos ou conhecidos de outras atividades para brincar na sua casa.
Proponha a realização de brincadeiras com as quais as crianças se sintam confortáveis. Dê preferência para atividades que elas já realizam juntas, para que o convite não soe estranho para o coleguinha e para seus pais. Além disso, garanta que o ambiente será seguro e terá a supervisão de um adulto.
Ensine a puxar assunto
Não existe uma forma única de puxar assunto e há uma infinidade de assuntos para explorar. Você pode instruir seu filho a fazer isso de maneira simples para que ele haja com o máximo de naturalidade. É possível, por exemplo, estimular a criança a começar conversas com perguntas sobre o ambiente onde estão, a atividade realizada por elas ou até dúvidas pessoais (como idade, onde moram, o que gostam de fazer em casa, etc.).
Incentive a ter outras ocupações
Algumas crianças acabam se fechando em seu mundo e suas únicas interações são na escola. Pensando nisso, apresente ao seu filho diferentes possibilidades de atividades, como cursos, práticas esportivas e outras ocupações no contraturno ou nos fins de semana. Assim, a criança não só fará o que gosta como terá mais chance de interagir naturalmente com novos amigos. Não adianta forçar a criança a fazer amizade com quem ela não quer.
Por fim, acampamentos são perfeitos para crianças criarem novos laços, pois precisam interagir durante atividades divertidas, formar times em jogos e conversar nos momentos de descanso sobre como foi o dia. Quer saber mais sobre os acampamentos do Jully Camp? Entre em contato conosco.
Conheça mais sobre o que o Jully Camp tem a oferecer!
Siga-nos nas redes sociais e confira a rotina das crianças nas nossas temporadas.
Deixar Um Comentário