Como o acampamento para crianças pode melhorar a socialização

Não é só nas férias que as crianças podem curtir acampamentos. Repletos de atividades variadas, eles proporcionam uma série de vantagens para a saúde e o bem-estar da garotada. A socialização é um dos benefícios que essa prática oferece, tanto para quem é mais extrovertido como para aqueles que são mais tímidos. 

Esportes, gincanas, jogos divertidos e atividades educativas se misturam durante a estadia em acampamentos, que tendem a ser realizados em campings. No entanto, escolas, clubes e outros locais também podem se tornar palco das atividades, desde que tenham a infraestrutura necessária para isso. 

Geralmente, a passagem por um acampamento dura alguns dias, dependendo da época do ano e da programação disponibilizada. Monitores ficam encarregados da organização e de auxiliar a criançada, não deixando que saiam do controle.

Interação sem grupinhos

Como acampamentos proporcionam diversas oportunidades de interação com outras crianças, eles são ideias para quem deseja que os filhos desenvolvam a capacidade de socialização. Porém, a interação que acontece nesses espaços não é a mesma que ocorre em outras situações.

No colégio, por exemplo, as crianças tendem a ficar mais próximas de pessoas com quem possuem maior afinidade. Já nos acampamentos isso é mais difícil de acontecer, pois as ações são organizadas justamente para misturar os participantes. Dessa forma, as crianças acabam interagindo com pessoas de outras “panelinhas”, inclusive gente de outra faixa etária. 

Outras perspectivas

A socialização presente em acampamentos também é muito benéfica porque os pequenos têm contato com pessoas inseridas em realidades diferentes da sua. Assim, a garotada se diverte e aprende com crianças que não necessariamente fariam parte do seu dia a dia em circunstâncias convencionais. 

Esse contato maior com outras perspectivas estimula o respeito às diferenças. Por isso, a socialização gerada em acampamentos ajuda a promover a diversidade. Sem perceber, seus filhos aprendem lições de empatia que serão usadas quando eles voltarem, incluindo nos ambientes que costumam frequentar.

Atividades físicas promovem a interação

Em acampamentos, é difícil encontrar crianças isoladas e fazendo atividades sem nenhum coleguinha. Exercícios físicos são fundamentais para isso, pois as brincadeiras tendem a ser em grupo, não apenas combatendo o sedentarismo, mas também estimulando a socialização.

E a competitividade estimulada nos jogos é a mais saudável possível, pois as crianças aprendem a importância da união para chegarem a um objetivo em comum. Junto dos colegas, os pequenos conseguem superar desafios e tomar decisões sem prejudicar os outros, respeitando os limites de cada um.

Capacidade de liderança

Durante o período, os participantes são motivados a liderar grupos nas atividades propostas pelos monitores. Até quem não é um líder nato pode aprender a estimular essa capacidade, graças aos desafios criados e ao apoio dos seus colegas de acampamento. 

E diferentemente do que acontece em muitos outros ambientes, inclusive na escola e na família, o erro não é reprimido em acampamentos. Desse modo, os participantes descobrem como lidar com as consequências de erros, sem comparações negativas entre uma pessoa e outra. 

A socialização faz parte do desenvolvimento infantil e adolescente. Por isso, incentive seus filhos a participarem de acampamentos, onde essa característica será estimulada. 

Conheça mais sobre o que o Jully Camp tem a oferecer!

Siga-nos nas redes sociais e confira a rotina das crianças nas nossas temporadas.

2019-12-12T15:39:03+00:0012/12/2019 at 3:39pm|0 Comments

Leave A Comment