Como preparar seu filho para um acampamento

O primeiro acampamento a gente nunca esquece. Durante essa experiência, crianças aprendem brincadeiras, conhecem lugares diferentes e fazem novos amigos. Para que seu filho adore acampar e queira ir novamente nas próximas férias, é essencial que ele esteja preparado para essa aventura. 

Ao saber como preparar seu filho para um acampamento, você evitará que ele tenha uma experiência inicial ruim. Por isso, confira as nossas dicas, que podem ser aplicadas antes de uma nova temporada de diversão, não importa se a criança já acampou ou não. 

Abra o jogo

Antes de levar a criança para acampar, é fundamental perceber se ela realmente está preparada para ir. Depois de contar sobre o acampamento, observe o comportamento do pequeno para notar qualquer sinal de insegurança. 

Lembre que não há necessidade de esconder o jogo. Surpresas desagradáveis podem estragar a experiência do seu pequeno. Portanto, deixe bem claro onde ele ficará e por quanto tempo, para que não se sinta enganado e vulnerável durante a estadia no local. 

Explique como será a dinâmica e conte quais atividades serão realizadas, o que pode empolgá-lo. Caso a criança nunca tenha acampado, é possível falar que será parecido com uma festa do pijama ou com as vezes em que passou alguns dias na casa de parentes ou amigos. 

Normas a seguir

Assim como em casa, seu pequeno deve seguir algumas regras no acampamento. Por isso, se ele não está acostumado a ser obediente, reforce a importância de obedecer às instruções passadas no local. Assim, ele não terá problemas e aproveitará muito mais. 

Claro que ele não precisa fazer nada que não sinta vontade, afinal, acampar é para divertir. Porém, algumas normas de convivência são essenciais para garantir a ordem durante a experiência e todas as crianças precisam contribuir. 

Visite o local antes

Uma boa maneira de preparar o seu filho para um acampamento é realizar uma visita presencial antes do início das atividades. Dessa maneira, ele conhecerá a infraestrutura e verá de perto algumas das atividades que irá fazer. Isso ajudará a diminuir as inseguranças dele e as suas, pois é comum ter um pouco de receio ao deixar seu filho em um lugar por vários dias sem o seu acompanhamento ou de parentes. 

Arrumem a mala juntos

Outro momento importante para preparar seu filho para um acampamento é a hora de arrumar a mala. Chame a criança para colocar todas as roupas e objetos com você, mostrando como pode usar cada coisa. Além disso, é essencial que os pequenos saibam exatamente o que vão levar, evitando trocas de roupas e outros pertences com os colegas. 

E se o filho não quiser ir?

Caso o pequeno esteja com medo, relembre-o de que ele se divertirá bastante e fará novos amiguinhos. Também reforce que, ao se sentir desconfortável durante o período fora de casa, é possível avisar os adultos responsáveis e pedir para falar com você a qualquer momento. 

E se mesmo assim você perceber que seu filho não deseja passar uns dias acampando, nada de forçá-lo a ir. Obrigar crianças a passarem por experiências indesejadas pode levar a traumas. Então, o melhor é tentar em outro momento. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o Jully Camp para ter todas as informações necessárias para auxiliar você na preparação do seu filho antes de acampar. 

Conheça mais sobre o que o Jully Camp tem a oferecer!

Siga-nos nas redes sociais e confira a rotina das crianças nas nossas temporadas.

2019-12-23T16:21:17+00:0023/12/2019 at 4:21pm|0 Comments

Leave A Comment