Dicas para readaptar as crianças à rotina escolar

Quem tem filhos pequenos sabe bem como é difícil reorganizar a rotina das crianças depois das férias. Os horários mais rígidos, as demandas escolares e outras imposições que acompanham a volta às aulas podem render episódios de birras e chororô. Se para as crianças a primeira semana de retomada escolar é um período de readaptação, para os pais, muitas vezes, pode representar um desafio estressante.

Mas nada que uma boa estratégia não possa amenizar. Separamos algumas dicas para ajudar na transição de volta à rotina normal. Veja como conduzir os pequenos nos primeiros dias de volta às aulas sem muita agitação.

Organização da rotina

O ideal é que, alguns dias antes do retorno, você já comece a adaptar a criança à rotina de horários e alimentação. Mas se o tempo passou voando, agora é hora de colocar em prática a infalível estratégia do “corre-corre organizado”! Isso envolve deixar tudo pronto para o dia seguinte: desde os uniformes até a mesa parcialmente preparada para o café da manhã.

Isso vai exigir que os pais acordem mais cedo (nenhuma novidade, afinal de contas) para que tudo esteja organizado. Para não se atrapalhar, a recomendação é que já acorde a criança com tudo pronto e, assim, fique mais tranquilo para apenas conduzi-la aos afazeres: banho, uniforme, café da manhã, escovar os dentes e assim por diante.

Encorajamento

Para falar a verdade, algumas crianças não gostam de voltar para a escola, da mesma forma que para o adulto, às vezes é difícil voltar para o trabalho depois de um bom feriado ou das merecidas férias. Felizmente, as crianças têm os pais que estão lá para orientá-los e fazê-los se sentir melhor. Aqui nos referimos ao reforço positivo. Estudar é importante, não é mesmo? Então mostre para seu filho como você está orgulhoso do seu retorno à escola.

Além de estar presente, de conversar em casa e durante o trajeto à escola, pense em adicionar um fator “novo” aos primeiros dias de aula. Sim, nos referimos a um presente, algo que a criança possa usar, comprado especialmente para esse momento de retorno às aulas. É uma maneira simples, mas marcante de demostrar que se trata de um momento importante. Embora o pequeno precise usar o uniforme escolar, pense em um acessório, algo simples, mas embutido de valor.

Celebre!

Seguindo a proposta de encorajamento, que tal registrar esse momento de volta às aulas como mais uma ação de encorajamento/reforço positivo? Muitos país já fazem isso no primeiro dia de aula: tiram uma foto para registrar o momento especial! Na hora de deixar ou ir buscar a criança, tente demonstrar como isso é significativo com uma foto do momento. Dessa maneira, você demostra que o retorno às aulas é algo  que merece ser celebrado, mostrando o quão significativo isso é, a ponto de merecer uma recordação.

Enfatize o lado bom da voltar às aulas, celebrando o retorno à escola, o encontro com os colegas e a possibilidade de fazer novos amigos é a melhor maneira de tornar a transição mais leve e divertida!

Arte do afeto

Para crianças menores pode ser mais difícil o retorno às aulas por sofrerem mais com a distância de casa. Uma boa ideia para amenizar é preparar uma “arte do afeto” para que seu filho se sinta amado mesmo quando não estiver do se lado! Pode ser um desenho, uma cartinha (se a criança já souber ler) ou o que mais sua criatividade permitir. Coloque a cartinha na lancheira da criança e ela terá uma surpresa deliciosa quando estiver na hora do recreio! Se estes são os primeiros dias mesmo da criança na escola, pode ser interessante o uso de um objeto de transição – algo que remeta à casa e aos pais – acompanhando-a durante os dias na escola.

Siga o Jully Camp nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece nas nossas temporadas. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossa história e estrutura!

2019-08-06T17:37:12+00:0006/08/2019 at 11:14am|0 Comments

Leave A Comment