DIY com as crianças: dicas de atividades para se divertir com os pequenos

Quem tem crianças em casa sabe como é gostoso brincar e se divertir com elas! Continue com a gente que você vai descobrir várias atividades DIY (do it yourself ou faça você mesmo). Você e seu filho ou filha irão se divertir muito passando esse tempo juntos.

Brincadeira é coisa séria!

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Por meio da brincadeira, a criança expande seus horizontes, amplia sua autonomia, estrutura seu mundo mental e organiza suas emoções.

Melhor ainda se a criança fizer seus próprios brinquedos, não é? Por meio do reaproveitamento de materiais nas brincadeiras, ensinamos desde cedo valores de sustentabilidade. Além disso, estimulamos a criatividade e o trabalho em equipe.

Nesse artigo você vai aprender diversas brincadeiras para fazer em casa com os pequenos. Tudo muito simples, usando materiais que talvez você já tenha em casa. E, além disso, todas as brincadeiras ainda desenvolvem outras habilidades nos pequenos.

Massinha de modelar caseira

Com materiais muito simples e acessíveis, você pode criar um dos brinquedos preferidos das crianças.

Material:

  • 2 copos de farinha de trigo
  • ½ copo de sal
  • 1 copo de água
  • 1 colher (chá) de óleo;
  • Corantes comestíveis em cores diferentes

Passo a passo:

  1. Basta misturar a farinha e o sal, depois acrescentar a água e o óleo. Caso esteja muito mole, basta ir acrescentando mais farinha.
  2. Se ficar muito seca e quebradiça, acrescente mais água.
  3. Por fim, acrescente o corante nas cores preferidas das crianças. Você pode também brincar de misturar cores e pedir que as crianças adivinhem a cor que vai dar. Use a imaginação!

Além de muito divertida, a brincadeira com massinha é ótima para desenvolver a capacidade de controle das mãos. Favorece a coordenação motora da criança, muito importante para a habilidade da escrita, por exemplo.

Idade recomendada: a partir de 18 meses.

Jogo da velha criativo

Essa brincadeira desenvolve a velocidade de raciocínio e nunca sai de moda. Para as crianças que já estão chegando na idade que adoram um desafio, prepare-se para muitas partidas!

Material:

  • Quadrado de cartolina ou papelão.
  • Fita adesiva colorida.
  • Tampas de garrafa pet de duas cores diferentes.

 Passo a passo: 

  1. É muito fácil: basta fazer as marcações na cartolina ou papelão. Depois é só chamar a criançada para brincar desse clássico.
  2. O brinquedo também pode ser feito com pedras pintadas, pedacinhos de papelão, pedaços de tecido… as variações são inúmeras.

Idade recomendada: a partir de 6 anos.

Boliche com garrafas pet

Essa é uma brincadeira muito simples e divertida, além de oferecer muito estímulo visual. A criançada vai adorar tentando derrubar todas as garrafas!

Material:

  • Garrafas pet vazias;
  • Fitas adesivas coloridas;
  • Marcador permanente de diferentes cores.

Basta decorar as garrafas com os marcadores e as fitas, solte a imaginação! Se quiser, pode colocar água, corante e glitter nas garrafas para ficar ainda mais sensorial, mas nesse caso não esqueça de vedar bem as garrafas com cola quente.

Idade recomendada: todas as idades.

Pés de lata

Essa brincadeira certamente fez parte da infância de muitos. Além de simples, ecológica e muito acessível, ainda ajuda a desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora da criança.

Material:

  • Duas latas de leite em pó ou achocolatado vazias;
  • Barbante;
  • Prego;
  • Martelo;
  • Fitas adesivas coloridas ou papel colorido para decorar.

Passo a passo:

  1. Faça dois furos no fundo das latas, com o martelo e o prego (Atenção, esse passo é apenas para os adultos). Os furos devem permitir a passagem do barbante.
  2. Passe o barbante pelos furos, adequando ao tamanho da criança.
  3. Dê um nó bem forte no barbante.
  4. Faça o mesmo com a outra lata;
  5. Agora é só decorar como preferir para a brincadeira começar!

Idade recomendada: a partir de 5 anos.

Bolhas de sabão gigantes

Quem não gosta de fazer bolhas de sabão? Essa brincadeira simples nunca deixa de encantar os pequenos. E quem diria, esse movimento tão básico, o de soprar, fortalece os músculos da boca e pode favorecer o desenvolvimento da linguagem para os pequenininhos.

Você vai precisar apenas de uma garrafa pet. Basta cortar o fundo, depois a criançada vai mergulhar em uma bacia com água e bastante detergente e soprar.

Idade recomendada: a partir de 2 anos.

Agora você já sabe, dá para se divertir bastante gastando bem pouco e ainda desenvolver várias habilidades nos pequenos.

Você já conhece o Jully Camp? Nossa temporada de verão está chegando! Viste nosso site e conheça mais sobre nosso acampamento!

2019-10-29T16:29:07+00:0029/10/2019 at 4:29pm|0 Comments

Leave A Comment