Talvez essa dúvida já tenha visitado seus pensamentos algumas vezes. “Será que meu filho pode ir para um acampamento sozinho? Será que ele está preparado, vai se sentir bem?” Infelizmente, não podemos determinar, com absoluta certeza, se seu filho (a) está pronto. Cada criança tem sua subjetividade e características próprias e é preciso conhecê-la para perceber seus sinais. Porém, podemos indicar algumas situações, perguntas e testes para que você possa avaliar se seu filho está pronto para uma aventura independente.

As questões que vamos levantar neste texto provêm tanto dos nossos 24 anos de experiência com crianças e adolescentes no Jully Camp, quanto de psicólogos e especialistas em educação infantil.

Dormir fora de casa

Seu filho (a) já dormiu fora de casa? Independente da idade, “testar” como uma criança reage à experiência de dormir fora de casa é um bom começo para saber se ela está pronta para um acampamento de férias. Se a noite do pijama na casa do colega transcorreu sem grandes imprevistos, seu filho está muito perto de adorar as férias em um acampamento.

Adaptação a novos ambientes

Como seu filho reage a novas experiências? Tem facilidade para se adaptar a ambientes desconhecidos? Você pode perceber isso durante os primeiros dias de escola ou em qualquer situação nova para a criança. Se seu filho (a) reage bem a novas experiências e costuma se adaptar de maneira rápida a novos ambientes e pessoas, ele (a) está pronto para ir ao acampamento!

Emoções negativas

Nesse caso, nos referimos à tristeza, raiva e decepção. Não, acampamentos não são sobre isso, mas não podemos ignorar que, em algum momento, a criança pode sentir algo parecido. Seja porque perdeu uma brincadeira, se desentendeu com um colega ou por simples saudade. Estes momentos difíceis fazem parte do crescimento da criança, mas não se comparam nem de longe a toda diversão que as crianças experimentam durante o acampamento.

Viagem teste

Se você acha que seu filho (a) ainda não aguenta passar alguns dias longe de casa, com potenciais novos amigos, mas nenhum rosto conhecido, uma boa ideia é organizar uma viagem com colega de escola ou vizinho. Mas é preciso saber que, uma vez longe dos pais, as crianças costumam se adaptar e se socializar mais rapidamente.

Conheça bem o acampamento

Por fim, os pais precisam confiar no acampamento. Procure conhecer a equipe e instalações. Tire todas as suas dúvidas, pergunte, entenda a proposta do acampamento e as atividades planejadas. Veja a credibilidade da instituição, se achar conveniente, converse com outros pais. Antes de tudo, você precisa estar certo da decisão e ter confiança no acampamento.

Seu filho não estará sozinho

A boa notícia é que as crianças e adolescentes que participam de acampamentos de férias não passam pelo processo de adaptação sozinhas. Além da equipe do próprio acampamento, preparada para atender e lidar com todas as necessidades dos acampantes, há as outras crianças e adolescentes. Um lema entre toda a turma que frequenta acampamentos é sempre ajudar o próximo. Então, sempre há um acampante de primeira viagem e todos ficam atentos para que ele se sinta o mais livre possível em meio à turma.

A premissa fundamental dos acamamentos educativos é promover a autoconfiança, socialização e independência das crianças e adolescentes. Tudo isso por meio de muitas atividades e diversão. É ao conviver com os outros e seguir novas regras que a criança desenvolve sensos de responsabilidade e independência.

Estamos próximos da temporada de inverno do Jully Camp! Você já fez a inscrição do seu filho para essas férias inesquecíveis?

Acesse o site do Jully Camp e saiba mais. Estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida.

2019-05-30T14:57:35+00:0024/05/2019 at 4:40pm|0 Comments

Leave A Comment