Primeiro acampamento: conselhos para pais estreantes

O primeiro acampamento de férias é inesquecível! Mas junto à animação das crianças e adolescentes, vem acompanhada a ansiedade dos pais. Principalmente, se for a primeira viagem independente da criança para um acampamento educativo. Com o recesso das aulas em julho, o planejamento para as férias se inicia e as dúvidas começam a surgir na cabeça dos pais. Contudo, não há motivo para preocupação. Se a ideia é inscrever seu filho para o primeiro acampamento de férias, fique tranquilo! Veja algumas dicas para ajudar no processo de decisão e acalmar os corações dos pais estreantes em acampamento de férias.

Acampamentos fazem superbem!

E não somos nós que estamos afirmando isso. Muitos estudos, entre eles um da Universidade de Waterloo, no Canadá, apontam uma série de benefícios dos acampamentos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Os efeitos positivos do acamamento afetam, inclusive, o relacionamento familiar da criança. Sobretudo, para o aprendizado de sensos de responsabilidade e independência. Efeitos positivos em quesitos como socialização e contato com a natureza também estão presentes na experiência do acampamento. Para saber mais, leia o texto que fizemos sobre o estudo aqui.

Observe os sinais da criança

Se a dúvida for se o seu filho está pronto para uma experiência independente em um acampamento de férias, observe os sinais que ele transmite. Antes da sua decisão é preciso saber se a criança está pronta para a viagem. Não há uma idade ou resposta definitiva para isso, você precisa estar atento ao comportamento da criança. Neste texto, explicamos quais indícios devem ser observados e como podemos preparara a criança para essa nova experiência.

Escolha o acampamento ideal

Cada criança e adolescentes carrega características próprias. Uns gostam mais de esportes, outros preferem atividades mais calmas. Outros podem ter uma inclinação artísticas enquanto uns são mais práticos e diretos. Seja qual for o caso, sua escolha deve estar alinhada à intenção de potencializar a experiência de acampamento, escolhendo a melhor opção para o seu filho. Isso não quer dizer que deva optar por um acampamento de nicho. Opções com apelo mais amplo podem desenvolver outras capacidades na criança, até então latentes. E mesmo que encontre um acampamento aparentemente ideal, não deixe de considerar outras opções. Atente à história do acampamento, a equipe, infraestrutura e atividades. Se possível, converse cm outros país antes de fazer a escolha.

Encare com seriedade as emoções

A primeira viagem independente de acampamento, como falamos, é acompanhada de fortes emoções. Tanto para a criança quanto para os pais. Enquanto o seu filho pode estar animado para encontrar outras crianças e passar o dia em atividades lúdicas, você pode estar angustiado com a distância. E isso é normal. Esse é um grande passo para o relacionamento entre pais e filhos. Mesmo que isso possa parecer num tanto desconfortável à primeira vista, não projete essa ansiedade na criança. Aqui, a conversa com outros pais mais experientes com acampamentos irá ajudar a acalmar o coração. Se não for possível, converse com amigos, familiares ou colegas. O importante é não jogar essa carga emocional na criança. Ela já tem seus próprios sentimentos para lidar.

Converse nossa equipe e conheça as instalações e atividades desenvolvidas pelo Jully Camp! Somos especialistas em acampamentos educativos e estamos prontos para recebê-lo e sanar suas dúvidas!

Acesse nosso site e fique por dentro do que acontece no Jully Camp!

2019-06-03T14:08:21+00:0003/06/2019 at 2:04pm|0 Comments

Leave A Comment